quinta-feira, 16 de julho de 2015

Salinas da Margarida


Salinas! Terra boa, bonita e charmosa. Com águas calmas e exuberantes paisagens, o canto das marisqueiras, seus mangues, seus frutos do mar, destacam uma culinária marcante, dentre seus artesanatos com conchas e búzios. 

Localizada ao sul do Recôncavo baiano, Salinas nos seus primórdios teve como primeiros habitantes os índios. No período colonial no século XVI os portugueses tomaram  posse das terras que sediavam a aldeia dos tupinambás, e as mesmas passaram a pertencer A Capitania dos Portos de Salvador. Mais a frente, um comendador o Manoel Souza Campos, comprou essas mesmas terras e dividiu em duas fazendas: Santa Luzia e Conceição. Após observações climáticas favoráveis para extração de sal, foram implantadas nas fazendas  salinas! De onde veio seu primeiro nome. O nome da cidade, se torna bastante curioso na sua segunda parte “MARGARIDA”! Isso mesmo, o nome Margarida se dá por várias versões, desde mitos, histórias, contos e assim sucessivamente.

 

Em 15 de novembro de 1901, Salinas passou a ser um distrito da Ilha de Itaparica. E com a sua emancipação em meados de 1962, ela teve seu primeiro prefeito e a partir deste mesmo ano, foi instalada a câmara de vereadores do município.   

 

 

Fontes de pesquisa:

https://www.facebook.com/SalinasDaMargarida/posts/491892140850628

http://www.salinasdamargarida.com/cidade.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salinas_da_Margarida

http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/bahia/salinas-da-margarida/

http://www.salinasdamargarida.ba.gov.br/?page_id=7

Foto:

www.prodeturbahia.turismo.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário